spin

Falar a linguagem das fronteiras: ciência, significado e ação humana

Por João Paiva e Luciano Moreira

O objetivo deste workshop é promover a reflexão entre pares sobre o papel do professor e dos comunicadores de ciências enquanto mediadores privilegiados no processo de construção de mundividências cientificamente informadas face aos riscos de fechamento ao diálogo com outras áreas do saber e agir. Não se trata somente de uma reflexão sobre a natureza da ciência ou sobre os seus discursos prevalecentes que oscilam entre extremos positivistas e interpretacionistas. Trata-se antes de equacionar, no quadro dos temas das disciplinas de ciências, as possibilidades de abertura ao diálogo nas fronteiras da produção científica, da procura de sentido e, consequentemente, da ação humana nas diferentes esferas de vida (da privada à pública). Porque possuem sólida formação científica e atuam, frequentemente, nas fronteiras, isto é, junto daqueles para quem a ciência pode facilmente ser objeto de idolatria ou rejeição, o professor e o comunicador de ciências têm, na nossa perspetiva, condições únicas para promover, desde logo, uma reflexão sobre o paradoxo entre o fascinante poder e as intrínsecas limitações da ciência. Podem, desde modo, abrir caminho para um diálogo nas fronteiras da ciência, da religião, da politica, da experiência íntima na procura de sentido, que concorrerá para a construção de cosmovisões pessoalmente significativas e coerentes.

Bibliografia

• Barbour, I. G. (1990). Religion in an age of science: The Gifford Lectures 1989–1991 (Vol. I). London: SCM.
  • Gil, F. (1999). A ciência tal e qual se faz. Lisboa: Edições João Sá da Costa
  • Habermas, J. (2015). Técnica e ciências como “ideologia”. Lisboa: Edições 70.
  • Harendt. H. (2001). A condição humana. Lisboa: Relógio d’Água.
  • Paiva, J. C, Morais, C., & Moreira, L. (in preparation). If not from evolution neither from the Bible, where does tension come from? Insights from a survey with high education students in a Catholic society.
  • Paiva, J. C., Morais, C., & Moreira, L. (2016). Attitudes towards science and religion: Insights from a questionnaire validation with secondary education students. In Pixel (Ed.), International Conference New Perspectives in Science Education – Conference Proceedings (pp. 430-434). Padova: libreriauniversitaria.it.
  • Paiva, J. C., Moreira, J., Morais, C., & Moreira, L. (2016). Windows for Science-religion Dialogue in Portuguese School Education. Available at http://www.iasrs.net./Portugal.docx

@ 2018 EEDC - IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências