Rui Trindade

Possui o curso de Professor do Ensino Primário da Escola do Magistério Primário do Porto, a Licenciatura em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Crianças, o Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação, os quais foram obtidos na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal).
É Professor desta Faculdade e membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da referida Faculdade, onde tem assumido, entre outras funções, para além da docência:
• a coordenação de cursos de mestrado;
• a orientação de mais de 50 dissertações de mestrado e 8 teses de doutoramento, concluídas com sucesso;
• a participação como arguente em 85 provas públicas de mestrado e 23 de doutoramento em Portugal e no estrangeiro;
• a participação em 14 Comissões Científicas de Congressos Científicos, 3 nacionais e 11 internacionais;
• a participação como investigador em 11 onze projetos financiados, dois dos quais assumindo a função de coordenador.
Foi responsável, entre 1984 e 2017, por 52 ações de Formação continuada dirigidas para docentes do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Superior.
É Consultor Pedagógico dos Agrupamento de Escolas de Matosinhos e de Pardilhó;
É Consultor do Ministério de Educação, em Portugal, do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular;
É membro do Governing Board do Centro de Pesquisa e Inovação Educacional (CERI) da OCDE.
É associado do Movimento da Escola Moderna Portuguesa.
Áreas de interesse: Estudos sobre Aprendizagem; Pedagogia no Ensino Superior; Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico; Escola e Cultura.