As discussões matemáticas coletivas como forma de tornar visível o pensamento do aluno

Por Rosa Ferreira

NOTA: recomenda-se que os participantes se façam acompanhar dos seus computadores portáteis.

Numa abordagem exploratória ao ensino da matemática, após trabalharem autonomamente em tarefas com potencial para o pensamento divergente, os alunos envolvem-se em discussões coletivas sobre as suas produções. A preparação e condução eficiente destes momentos de discussão coletiva é particularmente desafiante para o professor (Stein et al. 2008). Há um conjunto de ações que concretizam uma série de intenções do professor para esta fase da aula exploratória focadas em duas atividades indissociáveis: a promoção das aprendizagens e a gestão da aula (Canavarro et al., 2014; Oliveira et al., 2016). De modo particular, no que toca à promoção das aprendizagens, o professor tem de atender ao pensamento do aluno e torna-lo visível para toda a turma, pedindo explicações e justificações, e promovendo o questionamento entre alunos. Neste workshop, com apoio num caso multimédia (que inclui vídeos de excertos de aulas, entrevistas à professora e produções escritas dos alunos), iremos analisar quais as ações do professor que ajudam a tornar visível o pensamento do aluno e, desta forma, que ajudam a tirar o melhor partido da fase de discussão coletiva duma aula exploratória de matemática.

Bibliografia

• Canavarro, A. P., Oliveira, H., Menezes, L. (2014). Práticas de ensino exploratório da Matemática: Ações e intenções de uma professora. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 217-233). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Oliveira, H., Menezes, L., & Canavarro, A. P. (2016). Práticas de ensino para tornar visível o pensamento do aluno: Um estudo com futuros professores de matemática. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos (Eds.), Livro de Atas do EIEM2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática (pp. 327-340). Évora: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
  • Stein, M. K., Engle, R. A., Smith, M. S., & Hughes, E. K. (2008). Orchestrating productive mathematical discussions: Five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning, 10(4), 313-340.