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Contribuição para a eliminação da perigosidade no laboratório de Química do Ensino Secundário – a Ferramenta SHE

 

**** Atingido o limite de inscrições ****

 

Por Maria Gabriela Ribeiro, José Ricardo Pinto e Adélio Machado


Número máximo de inscrições: 40

 

Os perigos potenciais das substâncias químicas são variados, sendo vulgarmente classificados em três tipos: perigos físicos, referentes à segurança física (incêndio, explosão, etc.); perigos para a saúde humana (corrosão de tecidos e órgãos, intoxicações de variados tipos, etc.); e perigos para o ambiente (também de variados tipos, desde ecotoxicidades variadas, até perigos de natureza global, p. ex., a depleção da camada de ozono estratosférico ou a contaminação atmosférica por compostos que intensificam o efeito de estufa). Os perigos potenciais das substâncias químicas são vulgarmente designados por “perigos SHE”, decorrendo a abreviatura do inglês Safety, Human Health and Environment. Nesta designação, a palavra segurança (S) refere-se apenas aos perigos físicos, tendo alcance mais restrito do que o do seu uso comum.

Para atender à importância crescente da segurança na prática laboratorial da química e contribuir para a aquisição de uma cultura da segurança, a formação dos estudantes deve incluir a avaliação cabal dos perigos dos reagentes envolvidos nas atividades laboratoriais. Esta pode ser concretizada a partir da consulta ativa das fichas de dados de segurança de produtos químicos (SDS), disponíveis nas páginas WEB de fornecedores de produtos químicos. Estas constituem hoje um manancial de dados sobre tais perigos, após o desenvolvimento pressionado pela legislação decorrente do Sistema Global Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS).

Para suportar este propósito e promover a eliminação da perigosidade nos laboratórios de ensino de química, foi construída uma ferramenta, a “ferramenta SHE”, para coligir informação sobre os perigos de uma substância química e proporcionar uma visão global dos mesmos a partir dos dados recolhidos nas SDS. Na Figura 1 apresenta-se um exemplo de aplicação da ferramenta.

O objetivo deste workshop é realizar uma apresentação da ferramenta e proporcionar treino sobre o seu manuseamento, para o que serão disponibilizados documentos de apoio sobre a utilização das SDS e do GHS.

Figura 1. Resultados da aplicação da ferramenta SHE ao hexano

 

Bibliografia


@ 2018 EEDC - IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências