Plenária 3 – Ensinar e aprender ciências com base em problemas socio-científicos: Implicações para a organização e gestão do currículo

Face à falta de profissionais com qualificações na área das ciências que a Europa enfrenta, tem aumentado a preocupação com a captação e a manutenção de estudantes em cursos de ciências e tecnologias. A formação de professores e as metodologias de ensino e de aprendizagem utilizadas em escolas e universidades são dois dos fatores que podem contribuir para minimizar este problema, que está, em parte, associado à falta de reconhecimento da relevância das ciências e que ameaça o desenvolvimento futuro, sustentável, das sociedades tecnologicamente avançadas.

A contextualização dos assuntos a lecionar e a aprendizagem baseada na resolução de problemas são abordagens didáticas que se complementam e que podem aumentar o significado dos conteúdos científicos para os alunos, pelo facto de os relacionarem explicitamente com situações do dia-a-dia. Estas situações podem, assim, ser abordadas de modo holístico, facilitando a compreensão dos conteúdos e da sua relevância quotidiana. Consequentemente, estas abordagens podem contribuir para melhorar o interesse dos alunos, quer pelo estudo das ciências, quer pelo seguimento de carreiras científicas e tecnológicas.

Nesta conferência, exemplificar-se-á como as referidas abordagens podem ser implementadas conjuntamente, tomando como ponto de partida problemas socio-científicos, e discutir-se-á as exigências que essa implementação tem, nomeadamente, em termos de organização e de gestão do currículo.